Dia Municipal para a Igualdade

USG participou em debate intergeracional

A Universidade Sénior de Gondomar marcou presença no debate intergeracional “Cidad@s em Igualdade”, promovido pela Câmara de Gondomar, no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, que é hoje, 24 de outubro, assinalado.

O debate teve como ponto de partida quatro pinturas, da autoria de Isabel Lhano, Maria do Carmo Vieira, José Silva e Ricardo Campos, com o objetivo de pensar e debater o tema da igualdade nas suas várias dimensões – desde as questões género e exclusão social, passando pela aceitação das diferenças e pelo pluralismo de ideias e de culturas, proporcionando um diálogo intergeracional em que os mais velhos puderam partilhar a sua experiência com os mais jovens, etc.

Para além da Universidade Sénior de Gondomar, participaram neste debate alunos da Escola Secundária de São Pedro da Cova e utentes do Movimento Sénior de Fânzeres e São Pedro da Cova. A União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim esteve representada nesta iniciativa pelo seu tesoureiro, José Paulo, e pelo vogal Henrique Cardoso.

O Dia Municipal para a Igualdade, evento ao qual o município de Gondomar se tem vindo a associar nos últimos anos, é assinalado a nível nacional, com várias iniciativas com o objetivo de sensibilizar para as temáticas da igualdade de oportunidades e da não discriminação, em razão do género, raça ou origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade, ou orientação sexual, em todos os domínios - económico, social, cultural e familiar.

debate2  debate igualdade