Urban Sport Games

O projeto centra-se na realização de atividades desportivas em territórios citadinos desfavorecidos

Os técnicos Cátia Sousa e João Constâncio encontram-se em Sófia, na Bulgária, onde participam na 4ª e última Reunião Transnacional realizada no âmbito do Projeto de Desporto – Urban Sports Games for Transversal & Transferable Skills, do qual a União das Freguesias é coordenadora. Desde domingo, além de revistas as tarefas que já foram desenvolvidas, os parceiros encontram-se a delinear as próximas atividades, nomeadamente, o evento final com a realização de um campeonato local e internacional, em Gondomar, no próximo ano.

Este encontro está a servir também para que os elementos que compõem este grupo de trabalho recebam formação de um dos parceiros locais da União das Freguesias - N14 CrossFit, do Coach Pedro Vasconcelos, além da formação sobre a App que foi desenvolvida para o Projeto e que servirá para a fase de treino e dos campeonatos que se irão realizar.

Recorde-se que os principais objetivos deste projeto centram-se nas actividades desportivas “urbanas”, através das quais serão treinados jovens de territórios citadinos desfavorecidos com um conjunto de competências consideradas transversais e transferíveis entre setores associados a tais atividades desportivas para que possam utilizá-las mais tarde nas suas atividades laborais ou de lazer; na criação de pontos locais urbanos de difusão em espaços urbanos desfavorecidos, de modo a oferecer uma oportunidade para acolher os jovens sob os valores da igualdade de género e da integração social e, por último, na consolidação dos objetivos descritos, construindo comunidades com empoderamento e comprometidas para capacitar jovens de centros urbanos desfavorecidos.

Urban     Urban1

Urban5     Urban

Urban3     Urban4

Urban7     Capa Urban