União das Freguesias

de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim

Início > Comissão Social de Freguesia

Comissão Social de Freguesia

 

O que é a Rede Social?

 

A Rede Social é uma plataforma de articulação de diferentes parceiros criada e regulamentada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97, pelo Despacho Normativo 8/2002 e pelo Decreto-Lei nº 115/2006, que tem por objetivo combater a pobreza e exclusão social e promover a inclusão e coesão sociais, promovendo um desenvolvimento social integrado. Desta forma, a Rede Social pretende constituir um novo tipo de parceria entre entidades públicas e privadas atuando nos mesmos territórios, baseada na igualdade entre os parceiros, na consensualização dos objetivos e na concertação das ações desenvolvidas pelos diferentes agentes locais.

 

 

 

A Comissão Social de Freguesia de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim

As Comissões Sociais de Freguesia (CSF) são órgãos locais de dinamização, articulação de parcerias, apreciação e análise de problemas e das propostas de solução, orientação, encaminhamento e articulação com o Conselho Local de Acção Social de Gondomar (CLA.G), com vista a promover o desenvolvimento sócio-local.

A Comissão Social de Freguesia de Gondomar (S. Cosme), membro do Conselho Local de Acção Social de Gondomar (CLAS.G), foi formalmente constituída a 19 de Abril de 2004, com Regulamento Interno aprovado, sendo assumida a sua presidência pelo Presidente da Junta de Freguesia de Gondomar (S. Cosme), Dr. José António Macedo.

A CSF pretende promover o desenvolvimento sócio local através da formação de uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas sociais da Freguesia, com o recurso a formas inovadoras de conjugação de esforços individuais e coletivos, no sentido da definição de prioridades, de uma planificação integrada, da avaliação de políticas sociais e das estratégias de intervenção, para uma maior eficácia na erradicação da pobreza e exclusão social neste território.

 

 

Competências das Comissões Sociais de Freguesia e/ou Interfreguesia

 

De acordo com o artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 115 de 14 de Junho de 2006, compete às Comissões Sociais de Freguesia/Interfreguesia:

 

 

 

a) Aprovar o seu regulamento interno;

 

b) Sinalizar as situações mais graves de pobreza e exclusão social existentes na freguesia e definir propostas de atuação a partir dos seus recursos, mediante a participação de entidades representadas ou não na comissão;

 

c) Encaminhar para o respetivo CLAS os problemas que excedam a capacidade dos recursos da freguesia, propondo as soluções que tiverem por adequadas;

 

d) Promover mecanismos de rentabilização dos recursos existentes na freguesia;

 

e) Promover a articulação progressiva da intervenção social dos agentes da freguesia;

 

f) Promover ações de informação e outras iniciativas que visem uma melhor consciência coletiva dos problemas sociais;

 

g) Recolher a informação relativa aos problemas identificados no local e promover a participação da população e agentes da freguesia para que se procurem, conjuntamente, soluções para os problemas;

 

h) Dinamizar a adesão de novos membros.

 

 

 

CSF da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim

 

Rua da Igreja | 4420-164 Gondomar

 

Telefone: 224 833 552/ 224 664 110 | FAX: 224 647 838

 

Email: geral.jfgsc@uf-gvj.pt

 

 

 


 Consulte aqui o Regulamento Interno